Como usar o Facebook para Divulgar meu Blog?
O facebook é uma das maiores redes sociais existentes atualmente na internet. Por causa disso, muita gente acaba tentando divulgar o próprio blog em qualquer espaço que dê para colocar um link nesta rede social.




No entanto, isso não é uma forma de divulgação válida, fica mais próximo do spam/floodagem. Afinal, há lugar e hora certa para tudo.

É comum os blogueiros entrarem nos grupos de divulgação. Mais se é um grupo para divulgar blogs somente quem vai entrar são blogueiros que querem que seus links apareçam de qualquer forma.

Eles entram, postam os links e saem. Nenhuma postagem vai receber like ou comentário a não ser quando a divulgação é feita nos comentários de outra divulgação. 

Os cliques praticamente são nulos.


Como usar o facebook na divulgação do blog


Em 2016 enquanto palestrava na Campus Party, o diretor de parcerias estratégicas desta rede social no Brasil, o Ime Archibong, mostrou que atualmente o facebook têm em torno de 99 milhões de usuários ativos.

Isso quer dizer que 8 em cada 10 brasileiros que estão conectados com a rede possuem uma conta no face.

Então, qual é o melhor lugar para divulgar os posts do blog que o facebook? Para fazer isso basta seguir os passos a seguir:


Impulsionar os posts





A Ogilvy realizou um estudo que mostrou que o alcance orgânicos dos posts de cada fanpage têm reduzido a cada ano que passa.

Tamanha é essa verdade que se uma fanpage tiver mais de 2 milhões de assinantes pode ver seus posts alcançarem apenas 2% de todo este pessoal, por exemplo.

Para que este problema seja driblado só têm um jeito: investir dinheiro. Mas há um lado bom nisso, pois não é preciso investir uma verdadeira fortuna para que os bons resultados sejam obtidos.

Cerca de 20 ou 30 reais pode fazer com que o post acaba alcançando 10 mil seguidores dentro da rede social. Isso sem contar com os próprios seguidores. No fim, acaba valendo a pena.


Utilizar conteúdo visual atrai cliques





Da mesma forma que o conteúdo visual de um post tende a ter uma aceitação maior dos visitantes, esse mesmo tipo de conteúdo nas redes sociais tende a atrair uma quantidade maior de cliques.

É por isso que não pode ser esquecida uma foto bem bacana, um vídeo bom ou um gif para acompanhar as postagens no facebook.



Instant Articles: é preciso aprender a usá-lo



Esta é uma novidade presente no facebook que foi lançado em abril no Brasil, mas que vem chamando a atenção dos grandes nomes que produzem conteúdo como é o caso da Vox e Wired, por exemplo.

De forma resumida, o Instant Articles são posts especiais que o blogueiro pode publicar na sua fanpage do facebook. Ele possui vários esquemas para a formatação. É como se estivessem num blog.

Além do mais, como não levam clique ao endereço externo, eles carregam cerca de 10 vezes mais rápido que qualquer outro post.

Isso sem contar que todos possuem um layout, que foi esquematizado pelo facebook, que incentiva as curtidas e compartilhamento nas redes sociais.

Para quem deseja uma saída espetacular para conseguir um alcance maior dentro da rede é com ele que vai conseguir.

É preciso lembrar que os Instant não levam a audiência para fora da fanpage. Com isso, quem tem alcançado o sucesso com essa ferramenta têm usado uma estratégia que publica tantos os posts tradicionais quanto os do Instant no perfil do facebook.

Desta forma, os novos seguidores que são conseguidos por lá têm um acesso a qualquer tipo de link de conteúdo independente de ser interno ou externo.



Personalizar o nome da fanpage




Uma forma de facilitar a divulgação da fanpage no facebook em outros canais é criando uma URL personalizada.

Mas é preciso lembrar que o facebook faz a exigência de pelo menos 25 pessoas que curtam a página para que ela tenha o direito de personalizar a URL. É por isso que é tão importante que os familiares e amigos próximos sejam convidados a curtir a página.


Pedir curtidas dos amigos e familiares




Todo começo precisa do apoio da família e amigos mais próximos. Mesmo que algumas dessas pessoas não façam parte do público-alvo do blog, é importante que as primeiras curtidas sejam geradas para que dê credibilidade para as outras pessoas e conseguir o benefício de ter uma URL personalizada.

Quando os usuários percebem que existem outras pessoas que curtiram a página no facebook, elas passam a confiar no blog.

Além do mais, quando elas curtem a página, seus amigos veem em suas timelines e novas pessoas vão descobrir a página e consequentemente o blog. Isso é muito importante no começo.


Resumindo…



Divulgar um blog no facebook necessita de algumas estratégias e ferramentas que a própria rede social disponibiliza. 

O apoio dos familiares e amigos também é fundamental para conseguir divulgar e obter o sucesso desejado.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e deixe seu comentário e compartilhe com todos seus amigos nossa página.

Para complementar o conteúdo e se você quer aprender a rentabilizar e assim criar um negócio na internet assista ao vídeo abaixo:






Forte Abraço!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Criar Artigos de Conversão